[Divulgação] Dataclisma – Christian Rudder

dataclisma

Dataclisma: quem somos… quando achamos que ninguém está vendo

 

Nossos dados pessoais podem ser usados para tudo: nos espionar, nos contratar, nos demitir e especialmente nos vender coisas de que não precisamos de verdade. Em Dataclisma, Christian Rudder usa todos esses dados para nos mostrar quem realmente somos.

Durante séculos, contamos com a ajuda de pesquisas ou de pequenos experimentos laboratoriais para estudar o comportamento humano. Agora, no entanto, temos a possibilidade de uma nova abordagem. Como nossas vidas são cada vez mais expostas na Internet, os pesquisadores podem, finalmente, nos observar de modo direto, em grande escala e sem filtros. Cientistas de dados tornaram-se os novos demógrafos.

Qual é a coisa menos asiática que você pode dizer? As pessoas tomam mais banho em Vermont ou em Nova Jersey? O que as mulheres negras pensam sobre Simon & Garfunkel? (Dica: elas não pensam sobre Simon & Garfunkel.)

Neste livro ousado e original, Rudder explica como o botão “curtir” do Facebook pode prever, com precisão surpreendente, a orientação sexual de uma pessoa e até mesmo sua inteligência; como mulheres bonitas têm mais chances de conseguir se sair bem em entrevistas de emprego; e como você precisa ser odiado por alguns para ser ainda mais amado por outros.

Ele também examina a nova dinâmica do ódio em massa que o Twitter pode provocar, além de mostrar como as pessoas se expressam quando estão sozinhas e em público e de abordar o desafio de manter a privacidade em um mundo onde todas essas análises são possíveis.

Instigante tanto pelo visual quanto pelo conteúdo, Dataclisma é uma nova maneira de enxergar a nós mesmos e uma alquimia brilhante, onde a matemática se torna humana e, os números, a narrativa de nosso tempo.

O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s